Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania

publicado: 14/11/2018 12h58,
última modificação: 14/11/2018 13h07

Auxiliar na formação de cidadãos justos e comprometidos é um investimento na nossa sociedade. Sendo assim, em 2008, o Ministério da Transparência, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Cultural Maurício de Sousa firmaram o Termo de Parceria nº 20/2008, que tem como objeto a concepção do Programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania”. Trata-se de um rico projeto de caráter artístico-pedagógico voltado para crianças do Ensino Fundamental que prevê a participação de educadores, das famílias e da comunidade como um todo, no qual a escola é palco do desenvolvimento dessas ações.

Em Surubim, a experiência foi implantada na Escola Municipal Professora Maria Farias Batista de Souza, no Bairro Bela Vista, e rendeu bons frutos junto aos alunos dos 3°, 4° e 5° anos.

O programa tem vários objetivos, mas o principal é disseminar valores e padrões éticos de conduta na comunidade escolar, bem como na sociedade na qual está inserida através de ações educativas e contando com a participação de todos.

O êxito do projeto, foi apresentado hoje tendo como participantes alunos e equipe gestora da escola envolvida, Abelardo Lessa e Mariana Acioly, ambos da CGU, como também integrantes da Sede da Secretaria de Educação e Cultura. O projeto servirá de exemplo para toda a Rede Municipal de Ensino.